O canal de denúncias Coopercica é o principal meio de comunicação para relatar atos ou situações que possam infringir leis, políticas e diretrizes internas e o Regulamento Interno e Manual de Conduta Ética da Coopercica, visando estabelecer um canal aberto para a apuração de todas as ocorrências que atrapalhem o desenvolvimento das atividades, garantindo um bom ambiente de trabalho nas lojas da cooperativa.

Não se preocupe, para garantir a imparcialidade e a confidencialidade das informações relatadas, caso deseje, a denúncia poderá ser feita de forma anônima, de modo que os subordinados se sintam à vontade para informar abusos e constrangimentos cometidos por seus superiores hierárquicos.

Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana; Todas as informações denunciadas são absolutamente sigilosas; As denúncias podem ser feitas anonimamente.

O canal de denúncias Coopercica está disponível através do link: denuncia.coopercica.com.br, que pode ser acessado via computador ou celular.

Violações às diretrizes contidas no Regulamento Interno e Manual de Conduta Ética da Coopercica e condutas que não estejam ou pareçam não estar em conformidade com leis, normas, regulamentos e políticas e procedimentos internos da Coopercica. Qualquer ação que caracteriza má conduta deve ser relatada, como por exemplo: casos de fraude, corrupção e suborno, assédio moral e sexual, casos de discriminação de qualquer natureza, etc.

Atenção: O canal de denúncias nunca deve ser utilizado para situações emergenciais.

Ao registrar uma denúncia procure responder: O que? - Descrição detalhada do que aconteceu; Quem? - Nome completo e cargo das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas, se houver; Quando? - Datas em que aconteceu ou acontecerá a situação; Onde? - Unidade, departamento, local; Quanto? - Se for possível medir, os valores envolvidos no caso; Provas? - Se elas existem e onde podem ser encontradas. Também é possível anexar documentos e outros arquivos pela internet.

As denúncias serão apuradas pelo setor de compliance em conjunto com o comitê interno de auditoria. As apurações são concluídas em média em 60 (sessenta) dias, mas esse período pode variar de acordo com a complexidade da denúncia relatada.

Sim! Após relatar uma denúncia será gerado um número de protocolo, com o qual você poderá consultar e acompanhar a situação do seu relato, verificando se a denúncia segue em apuração ou se já foi concluída. Além disso, é por meio de seu número de protocolo que você poderá fornecer maiores informações sobre o fato ocorrido, caso seja necessário.

Atenção: é importante anotar o número do protocolo, sem ele não será possível acompanhar como está a apuração da denúncia relatada.

Para cada relato recebido um plano de apuração é elaborado. Quando houver necessidade de esclarecimentos ou de informações complementares, o contato com o denunciante poderá ser feito por telefone, e-mail, ou em casos de denúncia anônima, pelo sistema do Canal de Denúncias Coopercica, através do protocolo gerado no registro da denúncia. Poderão ser feitas convocações para entrevistas presenciais. O denunciante terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos para se manifestar, a partir da data em que as informações foram solicitadas ou a convocação foi feita.

As denúncias serão apuradas pelo departamento de compliance em conjunto com as gerências de lojas e se necessário, pelo departamento jurídico. O comitê de auditoria interna poderá utilizar as das câmeras de monitoramento, bem como entrevistas com os supostos envolvidos no caso.

Sempre que for verificada a procedência de um relato, uma análise da causa procura identificar falhas nos processos e podem ser recomendadas ações para melhorias de controles, minimizando o risco de novas irregularidades. Medidas educativas e disciplinares podem ser aplicadas com base em critérios de intencionalidade e segundo os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, conforme a gravidade de cada caso concreto, sempre em respeito ao previsto no Regulamento Interno e Manual de Conduta Ética da Coopercica, bem como na legislação trabalhista brasileira vigente.